RIOS SEG
ETIPI - Transformação Digital
Instituto Identificação
DOE SANGUE
teste
ETIPI - Transformação Digital
 Entregando Futuro 2
DOE SANGUE
UAU NET
SAÚDE

Dia da Incontinência Urinária: ignorar sintomas iniciais pode trazer complicações; entenda

Condição é mais comum entre as mulheres, mas maioria dos homens não procura ajuda médica, revela pesquisa; veja quando se preocupar

14/03/2025 12h10
Por: Redação
Fonte: Wagner Lauria Jr/Sbt News
Incontinência urinária pode trazer complicações se não tratada; entenda | Freepik
Incontinência urinária pode trazer complicações se não tratada; entenda | Freepik

Nesta sexta-feira, 14 de março, é o Dia Mundial da Incontinência Urinária, condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Só no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas convivem com a condição, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), número superior ao de diabéticos no país.

Apesar de a condição ser mais comum em mulheres na faixa etária acima dos 40 anos – estima-se que 45% delas tenham incontinência urinária, ante 15% dos homens – principalmente os homens não procuram ajuda médica após os primeiros sintomas.

Uma pesquisa da consultoria MindMinders a pedido da TENA, marca especializada em produtos para incontinência urinária, revela que 63% dos homens ignoram os sinais iniciais.

Muitos recorrem a soluções improvisadas, como o uso de papel higiênico (41%) ou absorventes femininos (20%), produtos não adaptados para a anatomia masculina. Enquanto 44% já perceberam a cueca molhada e 34% relataram dificuldade em segurar a urina até o banheiro, poucos tomaram medidas efetivas.

O que é incontinência urinária?

A incontinência urinária se caracteriza pela perda involuntária de urina e pode estar relacionada a fatores como cirurgias para o tratamento do câncer de próstata e a condições como bexiga hiperativa, ou até mesmo o parto ou traumas.

Os sintomas mais leves se relacionam à incontinência urinária de esforço, quando o sintoma inicial é a perda de urina quando a pessoa tosse, ri, faz exercício ou se movimenta, segundo a Biblioteca Virtual da Saúde.

A falta de tratamento adequado pode levar a complicações sérias, como infecções urinárias recorrentes, irritação da pele devido à umidade constante e impacto na saúde mental, incluindo ansiedade e depressão devido ao desconforto e à perda de qualidade de vida.

Infecção urinária ou incontinência?

Segundo a ginecologista Maria Emília, "nem sempre a incontinência urinária é tão óbvia para o paciente, que pode desconfiar da condição ao notar que as roupas íntimas ficam molhadas com frequência".

Ela ainda pontua que a condição pode ser confundida com infecção urinária, que se caracteriza pela proliferação de agentes infecciosos em qualquer parte do sistema urinário, gerando também perda de urina. A confusão acontece principalmente entre as mulheres.

"A principal diferença entre incontinência urinária e infecção urinária é que a segunda ocorre a partir de uma infecção e colonização do trato urinário por bactérias, enquanto a incontinência pode ser causada por alterações anatômicas secundárias a traumas físicos", pontua.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários